X direitos de quem tem cartão de crédito

Normalmente, utilizar o cartão de crédito vai bem mais além de ter facilidade e praticidade no momento de fazer um pagamento ou realizar uma compra, porém, vale a pena conhecer os direitos de quem tem cartão de crédito, além dos seus deverem também.

Para que você tenha todas as vantagens proporcionadas pelo cartão de crédito, é sempre preciso que você tenha consciência de que você, como consumidor, apresenta muitos direitos e deveres quando for usar o seu cartão.

Com isso, sempre que acabar surgindo qualquer tipo de dúvida quanto a isso, é importante que você busque esclarecê-las, principalmente pelo seu próprio benefício, não deixando de exigir os seus direitos e cumprir sempre os seus deveres.

Conheça mais sobre os X direitos de quem tem cartão de crédito

Geralmente, todos aqueles que possuem cartões de créditos apresentam direitos e deveres, e isso ocorre, independentemente da sua instituição financeiro. Por isso, vale a pena que você conheça alguns direitos de quem tem cartão de crédito.

É extremamente importante que você sempre conheça os seus direitos como consumidor de um cartão de crédito, bem como os seus deveres, os quais são muitos comuns em qualquer tipo de situação de crédito aos consumidores.

Assim, mesmo alguns sendo específicos em relação aos contratos que foram estabelecidos, é necessário estar a par dos direitos que são sempre comuns a todos aqueles que usam o cartão de crédito.

Geralmente, entende-se por direito, tudo aquilo que ao se contratar um cartão deva ser assegurado a você como usuário do cartão. Com isso, por deveres, é preciso entender todas as obrigações que lhe são de direito. Confira abaixo os principais direitos de quem tem cartão de crédito.

  1. É sempre necessário ser sempre informado corretamente por meio de um contrato, tanto sobre os seus direitos como os seus deveres, além do conhecimento de todos os procedimentos de segurança que é preciso adotar caso seja preciso.
  2. Você precisa estar esclarecido pela sua instituição financeira sobre qualquer tipo de dúvidas que possa lhe surgir e que seja relativa ao contrato.
  3. É importante que você receba todas as informações sobre as suas operações feitas, ou ainda o que pode ou não fazer com o seu cartão de crédito.
  4. Jamais podem ser cobradas tarifas na sua conta salário, além das demais contas, pois somente é permitido a cobrança dos serviços que são previamente informados.
  5. Os extratos que lhe são enviados devem sempre conter informações claras, além dos serviços prestados e as suas respectivas tarifas.
  6. A sua instituição financeira jamais deve realizar uma distinção em relação ao horário, dia e local do atendimento para receber pagamentos.
  7. O banco nunca pode forçar você a realizar pagamentos pelo sistema de autoatendimento.
  8. O consumidor possui total direito de usar o melhor meio e que lhe atenda a todas as suas necessidades.
  9. Por fim, é muito importante que você sempre faça a exigência de uma cópia de documentações que são importantes e lembrar de que a informação adequada e clara sobre todos os serviços e produtos é total direito seu.

Dessa forma, se você receber na sua casa qualquer tipo de cartão de crédito que não tenha realizado o pedido, entre imediatamente em contato com o responsável que fez o envio, e busque informar que não possui qualquer interesse, além de não inutilizar o cartão.

Feito isso, procure realizar o encaminhamento por escrito de uma solicitação de cancelamento, onde você pode até mesmo denunciar o ocorrido a algum órgão que seja de defesa do consumidor.

Normalmente, os cartões múltiplos são bastante comuns atualmente, e diversas instituições declaram que a função crédito só irá funcionar se você realizar o pedido e a liberação.

Mas, caso você faça a opção em rescindir o contrato no período de inicial, você deverá ter que devolver a quantia que foi emprestada e os seus respectivos juros.

Portanto, é extremamente importante ter conhecimento sobre alguns direitos de quem tem cartão de crédito, onde caso haja alterações de dados que sejam relevantes, é sempre importante realizar a comunicação ao seu banco.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *