Qual é o conceito de uma educação financeira?

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o conceito de uma educação financeira é uma educação baseada na compreensão de todos os aspectos voltados aos serviços financeiros.

De modo geral, a educação financeira permite que você lide com suas finanças de modo mais habilidoso, tornando-se capaz de cobrir todos os gastos sem comprometer a qualidade de vida.

O objetivo desse texto é que você consiga entender qual o intuito de aprender a controlar as suas finanças, quais são os benefícios, e como isso pode ajudar a sua vida, de forma prática e eficiente.

Entendendo mais sobre o conceito de uma educação financeira

A pessoas que possuem um bom conceito de uma educação financeira, conseguem atingir um estilo de vida mais tranquilo alinhado com uma boa qualidade de vida.

Dessa forma, elas conseguem aproveitar as oportunidades de mercado, e melhoram suas chances de multiplicar o seu dinheiro, através de bons investimentos sem deixar a segurança de lado.

Através da educação financeira você consegue controlar suas finanças com isso você adquiri uma melhor noção do dinheiro que entra e sai do seu bolso. E como resultado fica mais fácil economizar e alcançar os seus objetivos pessoas.

Dicas de educação financeira

Você pode estar achando que as dicas a seguir serão difíceis de colocar em prática, mas saiba que além de não serem difíceis elas te darão a oportunidade de atingir um excelente conceito de uma educação financeira.

  • Entender a importância do controle financeiro

O controle financeiro vai permitir que você entenda o quanto você ganha e com isso, identificar onde você gasta, dessa forma ficará mais fácil montar um plano de ação para economizar o seu dinheiro e atingir as suas metas.

  • Saber a diferença entre preço e valor

A diferença entre preço e valor podem ajudar você a começar a pensar antes de comprar algo, por exemplo, o dinheiro gasto em uma viagem com a família pode garantir uma experiência maravilhosa.

Porém aquele dinheiro gasto com um sapato de grife, pode garantir uma alegria momentânea, mas não uma sensação de dinheiro bem gasto.

Por isso é importante diferenciar os custos desnecessários daqueles que realmente possam valer a pena. Quando isso acontece você já começa a aplicar o conceito de uma educação financeira.

  • Aprender a economizar

Para aprender economizar é preciso ficar atento a algumas dicas que passaremos para vocês, por exemplo, poupar dinheiro apenas quando sobra no fim do mês é uma forma errada de começar a guardar dinheiro.

Apesar de ser o que a maioria faz, guardar dinheiro apenas quando dá, não é o melhor caminho, afinal você não garante que está evitando gastar com coisas que são realmente desnecessárias.

Por isso, para solucionar isso, o melhor a se fazer é poupar uma quantia fixa todo mês, de preferência no começo, que você ainda não começou a gastar. Inicialmente, você pode economizar 10% do seu salário e ir aumentando.

  • Evitar dívidas

Fazer dívidas deve ser evitado em todos os casos possíveis, na maioria das vezes as dívidas são responsáveis pelos juros altos, o que provoca o famoso efeito “bola de neve”.

Levando a vida a partir de uma educação financeira

O conceito de uma educação financeira aplicado efetivamente na sua vida é a chave para levar uma vida tranquila e confortável e ao mesmo tempo ter aquela sensação de que o seu futuro está seguro.

Através do controle financeiro você é capaz de pagar todas as suas dívidas do dia a dia e ao mesmo tempo ter condições de ir ao cinema, viajar, sair com os amigos e colegas de trabalho.

Portanto, é possível notar que quando se tem o conceito de uma educação financeira você garante muitos benefícios, dentre eles o mais importante que é uma boa qualidade de vida.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *