Educação financeira: aprendendo a lidar com dinheiro

A educação financeira está cada vez sendo mais requisitada nos dias de hoje, a busca pela estabilidade financeira é o desejo de muitas pessoas. Esse conhecimento pode ser adquirido por qualquer pessoa, basta querer!

A maioria das pessoas só buscam informações sobre o conceito da educação financeira quando estão endividadas, e acabam buscando formas de saírem dessa situação, no entanto, você não precisa chegar nesse ponto.

Através da educação financeira você começa a abrir mão de hábitos ruins e começa a assumir a responsabilidade dos seus atos no orçamento mensal, e com isso você vai aprendendo a controlar suas finanças.

Benefícios da educação financeira

Vamos listar alguns benefícios que vão fazer você entender melhor do porquê começar a praticar um maior controle dos seus gastos.

  • Equilíbrio

O equilíbrio garante que você não gaste mais do que recebe, dessa forma, você começa a definir o cabe no seu orçamento mensal, além disso, pessoas que possuem equilíbrio têm ganhos, até mesmo nos aspectos emocional e físico.

  • Segurança econômica

Quando você começa a aplicar os conceitos da educação financeira no seu dia a dia, você percebe que isso pode garantir uma maior segurança financeira, inclusive quando se pensa no futuro, como filhos e aposentadoria.

  • Entender o verdadeiro valor do dinheiro

Quando você entende “quanto custa” o seu dinheiro, ou seja, o esforço necessário para que você ganhe certa quantia todo mês, você começa a dar valor. E com isso nota que é possível fazer escolhas que garantem o bom uso.

  • Planejamento

Comece o seu planejamento com um objetivo, estipule uma meta, e comece a planejar todo o seu dinheiro, tenha controle de tudo aquilo que entra e que sai, todos os gastos, por mais baixos que seja.

Como lidar com o dinheiro

Hoje em dia, existem muitas formas de fazer um bom uso do dinheiro, muitas pessoas pensam em poupar o dinheiro e consequentemente coloca-o na poupança, que de certa forma já um avanço.

Porém existem outras formas de fazer o dinheiro render muito mais, e com a mesma segurança que a poupança garante, por isso vamos passar dicas de como lidar com o seu dinheiro, e o que fazer para investir melhor.

Saber investir no lugar e na hora certa pode fazer você multiplicar o seu dinheiro, isso faz parte da educação financeira, por isso antes de começar a procurar saber mais do assunto, faça a você as seguintes perguntas:

  • Quanto você teria para investir?

  • Quanto gostaria de resgatar?

  • Qual seria o investimento ideal para você?

Formas de investir o seu dinheiro

Você precisa escolher os seus investimentos com base no seu rendimento, além disso, é importante analisar as características principais de cada investimento, assim como estabelecer os seus objetivos e estratégias de investimento.

Para melhorar a sua educação financeira, vamos dá algumas dicas de algumas opções de investimento.

  • Tesouro Direto

É um rendimento de renda fixa, na qual a emissão dos seus títulos é fornecida pelo Governo Federal. Em resumo, você empresta dinheiro para o governo e depois recebe o valor mais a rentabilidade do mesmo.

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB também possui renda fixa, e é fornecido pelos bancos que querem arrecadar capital, geralmente o CDB é emitido por bancos de pequeno porte, mas que oferecem atrativos valores de rendimentos.

  • Letra de Crédito Imobiliária/Letra de Crédito do Agronegócio (LCI/LCA)

Também são rendimentos de renda fixa, porém são isentos de impostos, porém a taxa de rentabilidade tende a ser um pouco menor.

Planejamento financeiro estratégico

O planejamento financeiro não é difícil, e não exige um grande esforço, só é preciso ter coragem e determinação, afinal se você colocar na balança, você vai perceber o quão benéfico isso pode se tornar.

Diante de todas essas informações, vimos que a educação financeira é responsável por mudar o futuro de uma vida, ou até mesmo de uma família.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *