Educação financeira pessoal

A educação financeira pessoal deve ser uma estratégia aplicada nas escolas desde as crianças até os adolescentes, até mesmo no ambiente familiar, pois é importante chegar na fase adulta sabendo lidar com as suas finanças pessoais.

O planejamento financeiro de uma pessoa, funciona como uma gestão do dinheiro pessoal, porém também pode ser aplicado em larga escala, como para família todo, assim como numa empresa.

Mas a educação financeira voltada para o lado pessoal permite que você tenha um maior controle dos seus gastos assim como um controle de ganhos, dessa forma você acaba aprendendo a controlar suas finanças.

A importância da educação financeira pessoal

É importante saber que a pessoa que faz um planejamento financeiro para controlar seus gastos e ganhos, tem maior chance de evitar ficar com um orçamento apertado no final de cada mês, assim como evita entrar em dívidas.

Muitas pessoas acreditam que a educação financeira pessoal é somente para pessoas que possuem muito dinheiro, como grandes empresários, porém isso é um grande erro, pois todas as pessoas deveriam gerir seu próprio dinheiro.

A verdade é que qualquer pessoa é capaz de realizar um planejamento financeiro, independente da do nível salarial, ou da profissão.

Quando se tem a noção de tudo que entra e sai do seu bolso, você age com mais cautela em cada decisão que envolva o seu dinheiro, dessa forma você consegue ter mais segurança financeira.

Como planejar as suas finanças?

Muitas pessoas perguntam a si mesmas como começar a se organizar financeiramente, como conseguir ter mais controle do seu dinheiro? Por isso, vamos passar algumas dicas.

  • Conheça a sua receita e despesa

Antes de iniciar qualquer planejamento, pontue todo o dinheiro que você recebe e todo o dinheiro que você gasta. Ou seja, o primeiro passo, é você fazer uma espécie de listagem dos seus ganhos e gastos.

Nesse levantamento de dados é necessário apontar todas as formas de gastos, desde aquelas mais baratinhas, até as mais caras, tudo aquilo que interfere no seu orçamento deve ser levantado.

  • Defina uma meta

Existem muitas pessoas que têm muita dificuldade em fazer em planejamento financeiro, o que pode ajudar muito nesse caso é definir um objetivo, pode ser qualquer um, desde a compra de um carro, uma viagem, um curso e etc.

Para garantir uma eficiente educação financeira pessoal, tenha em mente uma meta, trace um plano e execute. Pode parecer fácil falar, mas acredite, fica muito mais fácil, quando você tem um estímulo para realizar esse controle.

  • Poupe o seu dinheiro

Outro fator extremamente importante na educação financeira pessoal é economizar dinheiro, pois somente se você poupar, irá conseguir atingir o seu objetivo.

Inicialmente, estipule uma quantidade a ser poupada, por exemplo, reserve 10% do seu salário todo mês e guarde essa quantia. O primordial nesse caso, é ter a disciplina de reservar o valor mensalmente.

Outra dica importante, não deixe para reservar determinada quantia no fim do mês, pois até lá, você já pode ter gastado o que não devia, por isso, é importante economizar no início do mês, pois você ainda possui uma quantia maior.

  • Invista o seu dinheiro

Quando se fala em economizar dinheiro, muitas pessoas pensam em guardar o dinheiro na famosa poupança, no entanto existem diversos tipos de investimentos que podem fazer o seu dinheiro render.

Atualmente, existem opções de investimentos tão seguros quanto a poupança e possuem uma rentabilidade maior, por exemplo, tesouro direto (TD), certificados de depósito bancário (CDB), letras de crédito imobiliário (LCI), entre outros.

Vivendo com uma boa educação financeira pessoal

Muitas pessoas imaginam que viver dentro de uma educação financeira pessoal estratégica seja limitar toda a sua vida e deixar de se divertir, viajar ou até mesmo fazer coisas relacionadas ao lazer e entretenimento.

Mas não é bem assim, tudo é questão de equilíbrio, a partir do momento que você tem controle em relação aos seus ganhos e gastos, você consegue definir se aquilo realmente vai ou não agregar na sua vida.

Quando você tem uma boa educação financeira pessoal, você tem um maior controle sobre os seus gastos, dessa forma, você consegue ter uma maior segurança no futuro e a oportunidade de viver tranquilamente.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *