Educação financeira e o consumo consciente

A busca por uma educação financeira e consumo consciente tem ser tornado um objetivo de diversas pessoas, isso revela o fato que precisamos ter prioridades para aquilo que realmente será útil e irá agregar valor à nossa vida.

 O consumo consciente tem o objetivo de transformar o ato de consumo em uma atitude mais responsável. Buscando assim, o equilíbrio entre os objetivos pessoais e o impacto disso causado no seu bolso.

Dessa forma, é necessário especificar quais são as reais necessidades de consumo. Buscando sempre adequar ao seu padrão de vida, e consequentemente aderir a prática do consumo consciente.

Portanto, entenda algumas dicas da importância de se buscar uma educação financeira e consumo consciente no seu dia a dia.

A educação financeira alinhada ao consumo consciente

A educação financeira está totalmente atrelada ao consumo consciente, pois, uma vez que você estabelece um controle estratégico das suas finanças, você consequentemente aprende a fazer um consumo consciente.

Vamos listar algumas dicas que você pode começar a praticar em busca de um consumo consciente.

  • Planeje suas compras

É importante sempre planejar antes de comprar, dessa forma, você evita gastos exagerados e sem necessidade.

  • Divulgue o consumo consciente

Conscientize outras pessoas sobre o consumo consciente, dessa forma, você irá conseguir que as pessoas ao seu redor adquiram essa prática, estimulando ainda mais você a continuar nessa prática.

  • Analisar os impactos financeiros

Antes de comprar qualquer coisa, faça uma análise de custo e identifique o quanto isso irá impactar no seu bolso. Essa pode ser uma forma de reavaliar se o item é realmente necessário.

  • Consuma apenas o necessário

Por último, uma dica muito importante é prestar atenção se o que você vai comprar ou consumir realmente é necessário naquele momento, desta forma você consegue evitar consumos desnecessários.

  • Pague à vista

Pagando à vista você consegue evitar altas taxas de parcelamento, e também evita ter chances d se endividar por não conseguir quitar todas as despesas. Além disso, muitas vezes o pagamento a vista, disponibiliza descontos.

  • Compre pela internet

O fato de comprar pela internet permite que você foque no produto que deseja e evita que você fique andando em lojas com muitas propagandas que parecem ser atraentes.

Comprando pela internet você tem mais chance de levar aquilo que realmente precisa, sem extrapolar nas contas mensais.

  • Cartões de créditos

A primeira vista os cartões de créditos parecem ser bastante atrativos, porém, antes de adquirir um, preste atenção nas condições de uso, no valor da anuidade, no limite de compra e na data de vencimento da fatura.

Empoderamento financeiro em sua vida

A educação financeira e consumo consciente é a melhor maneira para tornar indivíduos capazes de lidar com o dinheiro de forma racional sem que seja perseguido pelo consumo exagerado.

Para adquirir o empoderamento da sua vida financeira, comece com alguns passos iniciais que podem ser aplicados no dia a dia como:

  • Gaste menos do que recebe;

  • Faça um balanço entre ganhos e gastos;

  • Faça um reserva do seu dinheiro;

  • Pague as contas em dia, os juros pode ser um grande vilão.

Essas são algumas dicas iniciais para começar a praticar a educação financeira e consumo consciente, dessa forma você irá aprendendo a lidar com o seu dinheiro e irá aprendendo a controlar suas finanças e cortar gastos.

Educação financeira

A educação financeira tem que fazer parte da sua visa, a partir do momento em que você deseja saber lidar da melhor maneira com o seu dinheiro e dessa forma planejar a sua vida financeiramente.

É importante ter um orçamento controlado, sendo necessário desenvolver mudanças que façam com que os gastos seja todos moderados evitando gastos desnecessários, buscando uma educação financeira e consumo consciente.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *