Dicas para controlar gastos no cartão de crédito

Caso você esteja em busca de dicas para controlar gastos no cartão de crédito, saiba que para usá-lo é necessário que se tenha muita disciplina e capacidade de resistir em comprar coisas supérfluas, administrando melhor a fatura.

Ultimamente o cartão de crédito tem se transformado em um item essencial e indispensável no dia a dia de muitas pessoas, especialmente por serem práticos, seguros e muito convenientes.

Assim, eles garantem aos consumidores inúmeras vantagens, porém também podem gerar desvantagens caso ele não seja utilizado de uma maneira correta. Pensando nisso, resolvemos lhe ajudar com algumas dicas para que você use o seu cartão de crédito com consciência.

Conheça mais sobre as dicas para controlar gastos no cartão de crédito

Antes de conhecer as dicas para controlar gastos no cartão de crédito, saiba que realizar compras mensais ou até mesmo pagar contas no cartão de crédito é um hábito muito comum entre os brasileiros e, por isso, é essencial ter conhecimento dessas dicas. Confira!

  • É muito importante realizar um planejamento financeiro, pois não se dá para ficar gastando o tempo todo no cartão de crédito sem realizar esse planejamento.

Com um bom planejamento você irá saber corretamente qual será o valor dos seus gastos, das suas despesas que são fixas e das variáveis, além do destino do seu dinheiro e do quanto irá ser preciso economizar para alcançar suas metas.

  • É interessante que você busque reduzir o limite do seu cartão de crédito, pois quando você usa apenas o cartão de crédito e não o dinheiro em espécie, você acaba não percebendo o valor saindo da sua conta, pois você gasta hoje e paga somente em 45 dias.

Assim, quanto maior for o seu limite de cartão de crédito, mais dinheiro você terá que desembolsar para pagar depois. Normalmente, o mais ideal é que o limite do cartão nunca ultrapasse 50% da sua renda, isto é, do valor que você recebe.

  • Mesmo que você não chegue a usar o seu cartão de crédito, provavelmente você deverá pagar a anuidade, onde conforme o cartão e o pacote de descontos, pode chegar a valores absurdos.

Com isso, sempre que for possível, busque renegociar tais taxas direto com a operadora. Mas, se você usa o crédito de forma regular e sempre paga em dia, você pode até mesmo argumentar com a sua operadora sobre os repasses que são efetuados a ele em cada uma das compras.

  • É importante que você busque registrar todos os dias todas as suas despesas, pois assim você controla melhor todos os seus gastos feitos no cartão de crédito.

Uma dica interessante é procurar registrar todos os dias as duas despesas, pois com isso você irá ter todo o controle sobre o que foi gasto e o que ainda poderá gastar.

Além disso, para facilitar ainda mais esse controle, você pode apostar ainda nos gerenciadores financeiros, os quais garantem que você sincronize alguns aplicativos com todos os dados da sua conta no banco, em que é categorizado de forma automática todos os lançamentos.

  • É fundamental que você busque evitar acumular parcelas, ou seja, dividir muitas compras em parcelas, até mesmo as menores, pois isso faz com que no final a fatura acabe ficando grande.

Por isso, busque parcelar somente as compras que você não consegue realmente pagar a vista, e se você tem duas coisas para comprar, sempre dê prioridade para aquela que é de mais necessidade.

  • Nunca deixe para pagar o valor mínimo da sua fatura, pois isso é um dos piores e maiores riscos dos cartões de crédito. Geralmente já é de conhecimento de todos que as taxas de juros aplicadas pelas administradoras de cartão são as mais altas do mercado financeiro.

Dessa forma, realizar a opção pelo pagamento mínimo acaba aumentando o seu endividamento e, na maioria das vezes, as faturas se tornam até mesmo impagáveis.

Com isso, mesmo o cartão de crédito possuindo muitas facilidades, dos programas de benefícios, dos descontos nas lojas parceiras e até mesmo da devolução por parte do valor pago na fatura mensal que o cartão de crédito proporciona, é preciso sempre levar em conta as dicas para controlar gastos no cartão de crédito.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *