Controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal é uma forma simples de você ter controle sobre o seu dinheiro. É uma maneira de você analisar todos os seus gastos e a sua renda, para ter controle sobre o que pode ser utilizado desse dinheiro.

Ter um controle financeiro faz com que você tenha mais qualidade de vida, pois terá o dinheiro controlado para cada gasto básico. E assim poder realizar investimentos, ter uma reserva para qualquer imprevisto e aproveitar os momentos.

Para você alcançar o seu controle financeiro pessoal, separamos algumas dicas que irá lhe ajudar nesse momento. Então leia o artigo e saiba como ter total controle sobre os seus gastos e sua renda.

Dicas de como obter o controle financeiro pessoal

Não ter um controle financeiro pessoal, faz com que você fique preocupado se sua renda irá cobrir todas as despesas que possui durante o mês. O que pode lhe ocasionar estresse, insônia e até problemas de saúde.

Com essas dicas que separamos para você, temos certeza que vamos aprendendo a controlar as suas finanças e assim lhe proporcionar momentos mais prazerosos.

Organize sua renda

  • Análise suas dívidas: Se você possui dívidas o primeiro passo a se tomar é quitá-las, para que você comece a se planejar melhor com suas finanças.
  • Conheça sua renda: Saber o quanto você tem de renda por mês levando em consideração os descontos existentes em folha de pagamento, fará com que você tenha noção do dinheiro real que possui para os gastos.
  • Gastos mensais: Colocar no papel quais são os seus gastos fixos mensais, já irá mostrar-lhe que essa quantia de dinheiro está comprometida todos os meses para com as necessidades básicas.

Gastos desnecessários

  • Identifique seus gastos: Com os gastos básicos já estabelecidos, separe os gastos extras em tópicos e análise em quais desses você anda gastando a mais, sendo eles geralmente, lazer, esporte, beleza e outros.
  • Gasto com produtos: Não é só com cuidados e lazer que o nosso dinheiro é gasto, mais também com lanches, baladas, cinemas e roupas. E não ter controle desses gastos faz com que você ache o que o dinheiro sumiu.

Reeducação de hábitos

  • Aprenda a economizar: Muitas vezes realizamos compras por impulso, então ao pensar em ter esse gasto, faça a pergunta a si próprio: É tão necessário? Será útil? E assim, você conseguirá decidir se é tão importante efetuar tal compra.
  • Compara preços: Muitas pessoas se encantam qual tal produto, em tal loja e já saem logo comprando e aí acabam pagando mais caro por não terem pesquisado preços e analisado as melhores condições e ofertas existentes.

Planejamento de renda

  • Planilhas: Criar planilhas de fluxo de caixa é uma forma eficaz para você ter total controle de tudo que se é gasto por mês e o que se tem de finança. Assim é possível conseguir conciliar as despesas e receitas sem que aja endividamento.
  • Metas para economia: Pensar em formas de economizar é uma ótima saía para se ter controle financeiro pessoal. Quando o dinheiro irá sobrar no final do mês é importante saber o que será feito com ele, pois deixar parado não irá lhe render nada, então aprenda a aplicar suas economias.
  • Despesas anuais: Todo começo de fim de ano há as despesas fixas como, IPTU, IPVA, seguros, viagens, comemorações. Então basta você separar durante todo o ano uma quantia que irá quitar essas despesas, para não se ver no sufoco.

Várias dicas para você saber como obter o seu controle financeiro pessoal foram dadas, basta você começar a mudança de hábitos e gastos, para que alcance o tão almejado controle e assim aprenderá a ser um investidor ao invés de pagador de dívidas.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *