Como conseguir crédito imobiliário?

O mais importante para saber como conseguir crédito imobiliário é fazer uma cotação junto as instituições e avaliar todos os benefícios, taxas e obrigatoriedades, bem como levantar todas as documentações solicitadas!

Como conseguir crédito imobiliário?

Conquistar o sonho da casa própria é algo que faz parte da vida de muitas pessoas, e diante de tal objetivo existe uma dúvida bastante comum que permeia a cabeça de muitos, que é saber como conseguir crédito imobiliário!

Não é nenhuma novidade que os valores para esse objetivo não são dos mais acessíveis, e uma grande parte da população brasileira acaba tendo dificuldades de consolidar esse sonho.

Por esse motivo, é extremamente comum que uma boa parcela das pessoas acabe recorrendo ao financiamento imobiliário.

Nesse sentido, há bancos privados e também públicos que permitem o financiamento de uma parte do valor do imóvel (ou valor quase integral, dependendo do montante), que é o parcelamento da quantidade em meses ou anos.

Na verdade, existem muitas formas de se fazer esse financiamento, que é também direcionado aos mais variados tipos de perfis de clientes, levando em consideração até mesmo o padrão socioeconômico.

Para lhe ajudar a entender melhor sobre todo esse aspecto, no decorrer desse artigo você terá a oportunidade de conhecer algumas das dúvidas e pontos mais pertinentes e saber como financiar seu imóvel!

 

Como conseguir crédito imobiliário – primeiramente entenda o que é o financiamento de imóvel!

O financiamento imobiliário nada mais é do que uma forma de pagamento que visa facilitar a compra de um determinado imóvel!

Vale salientar que cada instituição financeira possui seus próprios tipos de serviços que são voltados a esse objetivo.

Nesse sentido, uma das instituições mais procuradas por muitos acaba sendo a Caixa Econômica Federal, e isso não é à toa, visto que as taxas e condições acabam sendo mais facilitadoras.

A modalidade de financiamento da Caixa consegue de fato suprir as expectativas de grande parte das pessoas e seu uso pode ser destinado à realização de reformas, construção, e claro, compra de um imóvel que pode ser novo ou usado.

Um fato interessante é que para fazer uma simulação acerca do investimento e aporte que deverá ser destinado para tal objetivo, o cliente nem precisa ir até uma agência.

No site dessa instituição, bem como de outras tantas que existem, pode-se se acessar o site e realizar uma simulação.

Vale salientar que os bancos possuem algumas exigências para que o financiamento possa ser acordado, como:

  • Solicitar que se comprove a capacidade de pagamento, que deve ser correspondendo a uma renda superior ao valor das parcelas que forem estipuladas. Esse percentual dependerá de cada instituição.
  • É preciso que o solicitante seja maior de idade, bem como brasileiro ou naturalizado
  • O imóvel em questão deve ser localizado dentro do município onde o cliente atestar sua residência, e isso deve corresponder ao prazo de mais de um ano!

 

E quais são os tipos de financiamento?

Nos dias de hoje existem dois tipos de financiamento vigentes no Brasil, sendo eles:

  • Sistema Price: que se refere a parcelas fixas, sendo que o maior montante da primeira prestação é formado pela inclusão de juros.
  • SAC: refere-se ao sistema de amortização constante, ou seja, o valor das parcelas deverá ir diminuindo de forma gradativa durante o tempo vigente do financiamento.

Em suma, a diferença mais evidente entre ambos os sistemas é que no caso da primeira parcela do Price os valores tendem a ser mais reduzidos se comparados ao SAC.

Porém, é importante ficar alerta, uma vez que ao se considerar as parcelas do SAC pode-se ter uma diminuição dos valores a serem pagos em um determinado momento do financiamento.

Vale salientar também que no sistema SAC, o financiamento global acaba saindo mais barato no final das contas!

O mais importante para saber como conseguir crédito imobiliário é fazer uma cotação junto as instituições e avaliar todos os benefícios, taxas e obrigatoriedades, bem como levantar todas as documentações solicitadas!

 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *